segunda-feira, 20 de junho de 2011

Agenda para o desenvolvimento da Costa dos Corais é apresentada aos atores locais


Ação faz parte do convênio entre Governo do Estado e Universidade de Ferrara, na Itália; o objetivo é promover a gestão integrada na região do Litoral Norte.

 Bárbara Pacheco

Alunos alagoanos do curso de especialização internacional Master Eco-Polis e os coordenadores do projeto Agenda Estratégica para o Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo Costa dos Corais apresentaram, na última semana, em Paripueira, a versão preliminar da agenda prioritária para o desenvolvimento da região aos atores locais.

A ação, que visa a implementação da gestão integrada na zona costeira do litoral norte alagoano, é resultado do convênio firmado no ano passado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e a Universidade de Ferrara, na Itália.

“A partir do estudo das potencialidades e necessidades da região do litoral norte, foram traçados projetos que serão aplicados em áreas estratégicas de desenvolvimento do Estado”, destacou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. Ainda segundo Luiz Otavio, as propostas contidas na agenda estratégica vão alavancar o turismo na região, além de potencializar oportunidades de emprego através do desenvolvimento sustentável.

Os coordenadores do projeto, Camilla Sabattini e Massimo Zupi, do mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Territorial do programa Master Eco-Polis, apresentaram a agenda estratégica desenvolvida pelos alunos com a colaboração dos atores locais, a qual contempla nove áreas prioritárias que vão desde a instituição de governança até a questão da urbanização dos municípios que compõem a região.

As prioridades estão inclusas nos quatro eixos aos quais os projetos pilotos estão associados, que se referem à elevação da qualidade urbana, à preservação ambiental, ao favorecimento da inovação do conhecimento e das técnicas locais e ao reforço das ligações entre o turismo e outros setores econômicos.

O trabalho apresentado, que iniciou no segundo semestre de 2010, é fruto de pesquisas empíricas realizadas na região da Costa dos Corais, com base nas teorias aprendidas no curso. Através do levantamento das principais necessidades que o local enfrenta, o projeto irá contribuir com o APL na coordenação de ações com foco no desenvolvimento sustentável e na integração de atores locais com os setores da economia regional.

O próximo passo para a continuidade das ações realizadas através do convênio que aproxima Alagoas e Itália será a formação de grupos para o desenvolvimento dos quatro projetos-piloto. Também será realizado pela parceria o II Workshop da Costa dos Corais, ainda sem data definida. A última etapa consiste na apresentação dos projetos finais para possíveis financiamentos junto a entidades nacionais e internacionais.

Os nove alunos alagoanos – pertencentes a uma turma de 20 alunos no total, no curso de especialização da Universidade de Ferrara – trabalham nas seguintes instituições: Seplande, Corpo de Bombeiros, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).