sábado, 4 de junho de 2011

Base Comunitária do Conjunto Osman Loureiro será inaugurada na quarta-feira

Segunda base oficial do Estado beneficia cerca de 9 mil pessoas; inauguração acontece às 8h, com a presença do governador
Mosael Henrique
Com uma população de aproximadamente 9 mil pessoas, o Conjunto Osman Loureiro – localizado no bairro do Clima Bom – será o segundo a ser contemplado com uma Base Comunitária de Segurança (BCS). A inauguração da BCS está marcada para a próxima quarta-feira (8) a partir das 8h, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e demais autoridades civis e militares, que participarão de uma solenidade festiva formada por ações sociais e de cidadania.
Há cerca de um ano e meio a comunidade já sente os resultados positivos do novo modelo de policiamento implantado pelo Governo do Estado. Nesse período, os índices de violência caíram drasticamente no Osman Loureiro, proporcionando uma melhor segurança à população. “A implantação de uma base comunitária em nosso conjunto foi o maior presente que pudemos receber do poder público”, comemora Fábio Lima, presidente da Associação dos Moradores.
Antes do funcionamento experimental, o Osman Loureiro registrava um número alto de furtos e roubos a pessoas e a estabelecimentos comerciais, além de alguns casos de homicídios – mas com índice menor do que o registrado no Conjunto Selma Bandeira.
Mesmo assim, os casos de roubos e assaltos vinha atemorizando a população, principalmente os estudantes, que viraram alvo fácil dos bandidos durante o trajeto de ida e volta à aulas. “Antes, eram constantes os casos de roubos e assaltos em plena luz do dia”, lembra Fábio Lima. “Mas agora, a segurança do nosso conjunto melhorou muito”, diz ele, lembrando que no período de funcionamento da base comunitária só ocorreram dois homicídios.
Com a inauguração oficial da Base Comunitária de Segurança, a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) garante uma melhor estrutura de trabalho à Polícia Militar. Com um efetivo formado por 17 policiais, a equipe da PM ainda conta com uma viatura e duas motocicletas, que se revezam durante 24 horas atuando na comunidade.
“Depois que iniciamos esse tipo de policiamento, a PM vem registrando um número bem menor de ocorrências policiais no Osman Loureiro”, atesta o major Antônio Casado, gerente de Articulação Comunitária da Defesa Social. Segundo ele, como a área da BCS é de aproximadamente 2,5 quilômetros, o projeto deve abranger uma parte dos conjuntos Colibri e Rosane Collor.
Programação
A inauguração da segunda BCS conta com uma vasta programação elaborada pelas corporações militares e órgãos públicos envolvidos no projeto. A partir das 8h, serão prestados atendimentos à população com emissão de carteiras de identidade e de trabalho, exames médicos e verificação de pressão arterial e corte de cabelo.
Durante toda a manhã, haverá ainda oficinas de Educação Ambiental, de Trânsito e do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), além de atividades esportivas, exposições e orientações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.