domingo, 22 de maio de 2011

Secretários visitam UPPs e anunciam ação conjunta para Alagoas


Comissão alagoana coordenada pelo secretário da Defesa Social acompanhou delegação da ONU em visita a duas comunidades que implantaram o modelo de polícia pacificadora no Rio de Janeiro

Ricardo Sanchez

Secretário alagoanos conheceram polícia pacificadora
O secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante, esteve sexta–feira (20) nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) das comunidades Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio de Janeiro. A visita foi feita junto com uma delegação da ONU e os secretários Herbert Motta, do Trabalho; Marcelo Palmeira, da Assistência Social e Jardel Aderico, da Promoção da Paz.

O responsável da UPP na comunidade, tenente Pesqueira, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, recebeu os alagoanos e informou que a ocupação ocorre há um ano e cinco meses. 

No Cantagalo, os secretários conheceram o Espaço Criança Esperança, criado pela UNESCO em 2001, onde são desenvolvidos diversos projetos com a população, principalmente crianças, em conjunto com o Centro de Referência da Juventude CRJ do governo do Estado do Rio de Janeiro.

No local, funcionam aulas de teatro, fotografia, música, biblioteca e prática de esportes. “Primeiro nós passamos credibilidade, mostramos que estamos do lado do bem, em nome da liberdade, para que as crianças não cresçam com o referencial do traficante”, afirmou o tenente. Ele estima que em seis anos, a comunidade terá adquirido uma nova atmosfera, diferente do tempo em que o tráfico tinha o domínio do local.

O trabalho é feito por um conjunto de ações que inclui policiamento ostensivo, geração de emprego e oportunidade e inclusão social para que a população resgate sua autoestima. “Esse projeto é uma parceira de entidades governamentais e não governamentais, oferecendo inclusão social à população, como por exemplo o título de propriedade do domicílio e o acesso a serviços essenciais”, declarou o secretário Herbert Motta.

O secretário Marcelo Palmeira ressaltou a importância da visita e afirmou que o modelo será apresentado ao governador Teotonio Vilela. “É importante conhecermos a estrutura e nos próximos dias levaremos um relatório para o governador, para implantação em Maceió e outras cidades no Estado”.

Primeiro secretário da Paz no Brasil, Jardel Aderico ressaltou que o trabalho deve ser feito de forma articulada. “Dário nos convidou para conhecer a estrutura e levar de forma adaptada para nosso Estado. Ficou muito claro aqui que cada comunidade tem sua realidade e dessa forma, temos a definição de todas as ações para a Paz. Vamos levar essa experiência para implantar em Alagoas, sob orientação do secretário Dário Cesar e do governador Teotonio Vilela Filho”, disse.

O coordenador da ação e secretário da Defesa Social, Dário César, disse ter ficado satisfeito com a visita e declarou que o trabalho é o caminho para diminuir a violência e a criminalidade. “Com a presença do Estado, da polícia e setores que fazem a inclusão social da população, a comunidade do Cantagalo se pacificou. Alagoas está no caminho. Esse projeto do Rio, por exemplo, vai nos ajudar a transformar nossa Alagoas numa terra mais pacífica, com menos criminalidade”.

Até o final de maio, o Governo pretende realizar uma série de ações na segurança pública, como a implantação de quatro bases da Polícia Comunitária, com trabalho ostensivo e preventivo. Os secretários vão se reunir na próxima semana para apresentar ao governador Teotonio Vilela Filho um relatório em conjunto e projetos decorrentes da visita para instalação de UPPs em Alagoas.