domingo, 29 de maio de 2011

Governo inaugura terça-feira Base Comunitária do Selma Bandeira

Com investimentos de R$ 148 mil, prédio terá equipamentos novos e ambiente climatizado

Ronaldo Lima
Foto:Adailson Calheiros


Militares e representantes da comunidade preparam  base
A primeira Base Comunitária de Segurança será entregue à população do Benedito Bentes pelo governo de Alagoas, nesta terça-feira (31), a partir das 11h, na comunidade do Selma Bandeira, em solenidade que contará com a participação do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário da Defesa Social, coronel Dário César. A base será a primeira de um total de 15 que serão implantadas na capital e no interior do Estado.

Num espaço mais amplo, a nova Base Comunitária de Segurança do Selma Bandeira terá vestuários, sala de reunião, copa, banheiros, sala de recepção, além de viaturas, geladeira, fogão, armas, computadores, coletes e rádios fixo e móvel. O investimento feito pelo governo de Alagoas, em parceria com o Ministério da Justiça, foi de R$ 148 mil.

Com foco em visitas domiciliares sistemáticas e cadastramento das famílias da região, o trabalho realizado pelos policiais militares que atuam na Base Comunitária do Selma Bandeira é direcionado à identificação dos problemas da comunidade, à conscientização e à solução dos conflitos.

Foi com essa estratégia de atuação que vem funcionando há dois anos de forma experimental, no conjunto Selma Bandeira, que a Polícia Militar de Alagoas registrou uma redução significativa nos índices de homicídio na região.

De acordo com o sargento Eliziário, comandante da Base Comunitária do Selma Bandeira, antes da implantação da base, eram registrados seis homicídios em média por mês na localidade. Em dois anos de atuação, conforme dados da Polícia Militar, foram registrados oito homicídios. “Isso é resultado do bom trabalho que nossos militares realizam com a participação das famílias da própria comunidade”, assegura o sargento Eliziário, que há dois anos está à frente da Base.

Em escala de serviço de 12 horas, 17 policiais militares se revezam nas atividades na Base Comunitária de Segurança do Selma Bandeira e asseguram o bem-estar social das famílias da região.

Edilene Santos da Silva, moradora do Selma Bandeira há 15 anos, foi conhecer de perto as novas instalações do novo prédio e aproveitou para ajudar na limpeza da Base Comunitária de Segurança. “Vim oferecer meus serviços para acelerar na conclusão da obra. Afinal, os policiais são nossos amigos e muito têm ajudado a nossa comunidade”, afirmou Edilene.

Jaciane Maria da Conceição, de apenas 13 anos, também decidiu ajudar na limpeza das vidraças da nova sede. “Estou colaborando com muito prazer e quero que fique tudo muito bonito. A Polícia Militar é nossa parceira no Selma Bandeira”, disse.

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas revelou que em seis meses de implantação da Base Comunitária de Segurança do Selma Bandeira, a sensação de segurança era da população era de 75%.

A solenidade de inauguração tem início às 9h, com atividades programadas pelo Governo que incluem exames médicos e laboratoriais, consultas, oficinas sobre educação ambiental e emissão de documentos.