domingo, 12 de junho de 2011

Da fabriqueta de fundo de quintal às novas instalações

Com tecnologia de ponta, indústrias desenvolvem produção moveleira em série e sob medida 

Ronaldo Lima
Foto: Tércio Cappello
 
Mário Oliveira encarou desafio e vem crescendo no ramo de móveis
Desde o ano de 2006, micros, pequenos e médios empresários do setor moveleiro de Arapiraca já desenvolvem suas atividades num galpão – denominado Condomínio de Moveleiros – cedido pela prefeitura de Arapiraca, numa área destinada exclusivamente para linha de produção e montagem. O governo de Alagoas, por meio da Seplande, e o Sebrae disponibilizam aos empresários capacitação e consultorias técnicas.
 
A implantação de um condomínio moveleiro, conforme informação dada pelo coordenador do APL Móveis do Agreste Gilson Melo, já tinha sido discutida e aprovada pelo comitê gestor e também já traçada como uma das ações dentro do plano estratégico. “O objetivo foi oferecer melhores condições de trabalho e contribuir para o desenvolvimento do setor”.

A primeira empresa a se instalar no Condomínio Moveleiro – que fica às margens da AL-110 – foi a B.M Móveis, uma das primeiras a fazer parte do programa dos Arranjos Produtivos Locais do Agreste, cadastrada em 2005, e que mantém em seus quadros seis funcionários, entre marceneiros e ajudantes.

“Entendi que o ambiente era amplo e oferecia boas condições de trabalho e por certo iria ter um retorno para meus negócios”, explicou o pequeno empresário Mário Oliveira, satisfeito com a decisão de ser o primeiro a ocupar o espaço.

Ex-militar, Mário Oliveira iniciou suas atividades em 1995 com habilidade na confecção de gaiolas e carrinhos de madeira, apenas como tarefa de ocupar o tempo, já que exercia a carreira de policial militar. Em 1997, decidiu testar sua capacidade também em confecção e montagem de móveis e estofados.

A iniciativa e a coragem de Mário proporcionaram a ele uma experiência notável e de sucesso. Hoje o empresário tem uma clientela considerável, sua fábrica tem produção rentável e seus negócios vão de vento em popa. Da fabriqueta de fundo de quintal, atualmente o empresário mantém uma fábrica de pequeno porte, uma loja no centro comercial de Arapiraca e se prepara para se instalar no Polo Moveleiro Nascimento Leão.

“No início, tive muita dificuldade, mas nunca pensei em desistir”, confessa Mário Oliveira. Ele destaca o apoio que sempre recebeu dos técnicos da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento (Seplande), do Sebrae e da prefeitura de Arapiraca.

Mário e sua esposa Clésia Barbosa dividem as atividades entre a fábrica de linha de produção e montagem e a loja shworoom. Ao longo dos dez anos, sua clientela tem crescido consideravelmente, fruto dos móveis confeccionados de uma linha de excelente qualidade e do funcionamento da loja.

“Trabalhamos com produção de móveis projetados e sob medida e para qualquer ambiente”, afirma Mário Oliveira, destacando ainda que faz também projetos de acordo com a vontade do cliente.  

Localizada no bairro Brasília, a loja BCM Móveis, mantida pela família Barbosa, é repleta de móveis para todos os ambientes: sala, cozinha, copa e sala. “A loja é uma referência e o cartão de nossa fábrica”, reconhece Clésia Barbosa. Segundo ela, após a inauguração da loja, os clientes passaram a ter outra visão do nosso trabalho produzido.

“Além dos nossos produtos, ainda apresentamos sugestão de ambientação e criamos projetos de móveis conforme a necessidade e o desejo de cada cliente”, disse Clésia. Ela afirma ainda que a loja continua sendo a porta de entrada para os negócios da família. 

O coordenador do APL Móveis do Agreste, Gilson Melo, informa ainda que uma parceria formalizada entre moveleiros e os empresários do setor madeireiro vem possibilitando negociações entre os dois segmentos do mercado moveleiro. “Atualmente, os moveleiros já conseguem adquirir matéria-prima com preços diferenciados, descontos especiais e prazo esticado”.

Entre as ações planejadas para o APL Móveis do Agreste estão as estratégias de atuação com base na articulação e na realização de rodadas de negociação para execução de um plano definido, discutido e elaborado anualmente pelos empresários do setor e seus parceiros. Ente os eixos de atuação, destacam-se: capacitação, tecnologia, gestão, marketing e infraesturutra produtiva.

Pelos investimentos alcançados no setor moveleiro dentro do APL Móveis do Agreste já é possível observar várias empresas com uma linha de produção e montagem com tecnologia de ponta. São máquinas e equipamentos que facilitam o desempenho dos trabalhadores: exaustores de pó de madeira, lixadeira, estufas, espigadeira, furadeiras, esquadrejadeira e colagem de borda.

Resíduos
O governo de Alagoas, por intermédio da Seplande, vai implantar dentro do Programa dos Arranjos Produtivos Locais Móveis do Agreste um projeto de Aproveitamento de Resíduo da Madeira. Trata-se de uma medida ecologicamente correta e que visa dar uma destinação final ao resto de madeira das empresas. 

Com investimentos da ordem de R$ 300 mil financiados pela Agência de Fomento de Alagoas (Afal), o projeto vai funcionar nas dependências do Polo Moveleiro de Arapiraca. 

Todo resíduo da sobra da produção das empresas moveleiras será prensado em forma de tablete e destinado para utilização em fornos de pizzarias, padarias e casas de farinha da região.