segunda-feira, 30 de maio de 2011

Regis Cavalcante é empossado como secretário de Pesca e Aquicultura

Solenidade aconteceu nesta segunda-feira, no Palácio República dos Palmares 

Ronaldo Lima
Foto: Adailson Calheiros

Regis Cavalcante é empossado como secretário de Estado
Em solenidade concorrida e com a presença de secretários, autoridades e representantes de Associações, Cooperativas e de Colônias de Pescadores, tomou posse, nesta segunda feira (30), no Palácio República dos Palmares, Regis Cavalcante, na recém-criada Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq). O governador Teotonio Vilela Filho foi representado pelo secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado.

“A instituição de uma pasta específica para o setor demonstra e acena claramente que o governo de Alagoas, por seu planejamento estratégico, trabalha efetivamente para superar um ciclo de desigualdades e concentração de renda e riqueza nas mãos de uma pequena parcela da sociedade”, afirmou o secretário Regis Cavalcante em seu discurso de posse.

O novo secretário destacou ainda que o governador Teotonio Vilela Filho deu o primeiro passo para criar um projeto de piscicultura com objetivo de proporcionar uma nova fonte de renda para os trabalhadores da zona canavieira, penalizados com a perda dos postos de trabalho, por conta do processo de mecanização do cultivo da cana.

Regis Cavalcante afirmou, em seu discurso, que Alagoas dispõe de 168 barragens de grande e médio porte, o que corresponde a um estoque d’água de 416 mil metros cúbicos, numa área alagada de 4.732 hectares. “Isto significa que podemos colocar em prática um grande projeto de piscicultura com o povoamento de aproximadamente 10 mil alevinos e a instalação de 26.800 gaiolas ou tanques-redes”.

O secretário Regis informou também que na última década o volume da pesca continental marinha cresceu 15% e a produção da piscicultura no Brasil teve um aumento de 90%. “Como se observa, o brasileiro está comendo mais peixe. O consumo de pescado saltou de 6 quilos para 9 quilos por habitante no ano, e a aquicultura tem garantindo cada vez mais a presença do peixe na mesa do consumidor”. 

De acordo com o secretário Regis Cavalcante, Alagoas tem as melhores condições existentes no mundo para a aquicultura e é a atividade que mais propaga o associativismo. “Esta secretaria que nasce agora vai defender o fomento da aquicultura pelo estado de Alagoas como forma de gerar empregos em grandes projetos no setor. Por isso que o governador Teotonio Vilela decidiu criá-la”, finalizou o novo secretário.

Falando em nome do governador Tetonio Vilela, o secretário do Gabinete Civil Álvaro Machado destacou a importância da nova secretaria que será comandada por Regis Cavalcante e afirmou que ela se traduz num momento histórico do governo de Alagoas, com a criação de uma pasta inovadora e que vai contribuir para o desenvolvimento do setor no Estado. “A nova secretaria dará impulso e vai fortalecer a atividade pesqueira, num estado que é conhecido como o paraíso das águas”.

Segundo o secretário Álvaro Machado, o governador Teotonio Vilela entendeu que o governo deve gerar políticas públicas para o setor com agregação de valor do pescado e promover a inclusão social da população. “A secretaria nasce com a missão governamental de promover o desenvolvimento da atividade, onde atuam 30 mil famílias em Alagoas. O governo acredita no avanço do setor”, destacou.

José Bomfim, presidente da Colônia Z3 do município de Coqueiro seco, que esteve presente à solenidade, afirmou que acredita no governo de Alagoas e que tem recebido apoio e benefícios para sua comunidade. “Essa nova secretaria criada pelo governo representa um ganho para as associações e para as famílias que vivem da atividade pesqueira em todo estado de Alagoas”.

Trabalhando desde os 14 anos como pescador, José Bonfim completou este ano 60 anos de idade e reconheceu que a Secretaria de Pesca e Aquicultura criada pelo governo de Alagoas vai oferecer ainda mais apoio às entidades do setor e gerar mais emprego e renda na atividade pesqueira. “Estou confiante que mais ações vão ser direcionadas para o nosso setor”, reconhece Bonfim.

O superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Antonio Nelson, reconheceu a importância da criação da Sepaq e afirmou que os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Piscicultura em Alagoas são a grande saída para um estado que tem tanta riqueza e um grande potencial. “Com a criação da Secretaria da Pesca e Aquicultura será possível uma revolução na piscicultura no Estado de Alagoas”.